Estudo

CATECISMO BATISTA DE 18551
Compilado por Charles H. Spurgeon
Prólogo
"Tenho certeza que o uso de um bom catecismo por nossas famílias será uma grande proteção contra os erros doutrinários que cada dia aumentam. Por isso, formei este catecismo usando outros da Assembléia de Westminster, para ser usado em minha igreja. Se for usado em casa ou classes, deve ser explicado e as palavras cuidadosamente decoradas, pois serão melhor entendidas com o passar dos anos.
Que o Senhor abençoe meus amigos e suas famílias eternamente é a oração do seu pastor".
C. H. Spurgeon.
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (II Timóteo 2:15).
Introdução Histórica
Publicado depois de 14 de outubro de 1855, quando Spurgeon estava com 21 anos. Em 14 de outubro, Spurgeon, pregou seu sermão número 46 às pessoas que se juntaram para ouvi-lo na New Park Street Chapel. Quando o sermão foi publicado conteve um anúncio deste catecismo. O texto daquela manhã era: "SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração." (Salmos 90:1).
Catecismo
  1. Pergunta: Qual é o objetivo principal do homem?
    Resposta: O objetivo principal do homem é glorificar a Deus (I Coríntios 10:31), e ter comunhão com Ele para sempre (Salmo 73:25-26).

  1. Pergunta: Que regra Deus nos deu para nos ensinar como podemos glorificá-lO?
    Resposta: A Palavra de Deus, nas Escrituras do Velho e do Novo Testamentos (Efésios 2:20; II Timóteo 3:16), é a única regra que nos ensina como glorificar a Deus e ter comunhão com Ele (I João 1:3).

  1. Pergunta: O que é que as Escrituras ensinam principalmente?
    Resposta: As Escrituras ensinam principalmente o que o homem deve crer com relação a Deus, e o que Deus requer do homem (II Timóteo 1:13; Eclesiastes 12:13).

  1. Pergunta: Quem é Deus?
    Resposta: Deus é um Espírito (João 4:24), infinito (Jó 11:7), eterno (Salmo 90:2; I Timóteo 1:17), imutável (Tiago 1:17) em seu ser (Êxodo 3:14), sabedoria, poder (Salmo 147:5), santidade (Apocalipse 4:8), justiça, bondade e verdade (Êxodo 34:6-7).

  1. Pergunta: Há mais do que um Deus?
    Resposta: Há um só Deus (Deuteronômio 6:4) vivo e verdadeiro (Jeremias 10:10).

  1. Pergunta: Quantas pessoas há na Trindade?
    Resposta: Há três pessoas: o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Os três são um Deus, iguais em essência, poder e glória (I João 5:7; Mateus 28:19).

  1. Pergunta: Quais são os decretos de Deus?
    Resposta: Os decretos de Deus são Seu propósito eterno de acordo com o conselho de Sua própria vontade, pelo que por Sua própria glória Ele predestinou tudo o que haveria de acontecer (Efésios 1:11-12).

  1. Pergunta: Como Deus executa Seus decretos?
    Resposta: Deus executa Seus decretos nas obras da criação (Apocalipse 4:11) e providência (Daniel 4:35).

  1. Pergunta: O que são as obras da criação?
    Resposta: A obra da criação é Deus fazer tudo (Gênesis 1:1) do nada, pela palavra do Seu poder (Hebreus 11:3), e tudo muito bem (Gênesis 1:31).

  1. Pergunta: Como Deus criou o homem?
    Resposta: Deus criou o homem, macho e fêmea, à Sua própria imagem (Gênesis 1:27), em conhecimento, justiça, e santidade (Colossenses 3:10), com domínio sobre as criaturas (Gênesis 1:28).

  1. Pergunta: Quais são as obras da providência de Deus?
    Resposta: As obras de providência de Deus são o modo santo (Salmo 145:17), sábio (Isaías 28:29) e poderoso (Hebreus 1:3) de preservar e governar todas as Suas criaturas e Suas ações (Salmo 103:19).

  1. Pergunta: Que ato especial da providência Deus exerceu sobre o homem no estado em que foi criado?
    Resposta: Quando Deus criou o homem, fez um pacto de vida com ele, tendo como condição uma obediência perfeita (Gálatas 3:12); proibindo-o de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, sob a pena de morte (Gênesis 2:17).

  1. Pergunta: Nossos primeiros pais continuaram no estado em que foram criados?
    Resposta: Nossos primeiros pais, recebendo a liberdade da própria vontade, caíram do estado em que foram criados, ao pecarem contra Deus (Eclesiastes 7:29), comendo o fruto proibido (Gênesis 3:6-8).

  1. Pergunta: O que é pecado?
    Resposta: Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus ou qualquer transgressão dessa lei (I João 3:4).

  1. Pergunta: Toda a raça humana caiu na primeira transgressão de Adão?
    Resposta: O pacto foi feito com Adão, não só para si como para sua posteridade, e sendo que toda a humanidade originou-se e descendeu dele, pecou e caiu com ele nesta primeira transgressão (I Coríntios 15:22; Romanos 5:12).

  1. Pergunta: A queda levou a raça humana a que estado?
    Resposta: A queda levou toda a raça humana a um estado de pecado e miséria (Romanos 5:18).

  1. Pergunta: Em que consiste a pecaminosidade do estado em que o homem caiu?
    Resposta: A pecaminosidade do estado em que o homem caiu consiste na culpa do primeiro pecado de Adão (Romanos 5:19), a falta de justiça-própria (Romanos 3:10), e a corrupção da natureza toda, que é chamado comumente de pecado original (Efésios 2:1), juntamente com todas as transgressões que procedem dele (Mateus 15:19).

  1. Pergunta: Qual é a miséria desse estado em que o homem caiu?
    Resposta: Toda a raça humana, pela queda, perdeu a comunhão com Deus (Gênesis 3:8 e 24), está sob Sua ira e maldição (Efésios 2:3; Gálatas 3:10), e assim sujeita a todas as misérias nesta vida, à própria morte e ao tormento do inferno para sempre (Romanos 6:23; Mateus 25:41).

  1. Pergunta: Deus deixou a raça humana perecer no estado de pecado e miséria?
    Resposta: Deus tendo, de Sua boa vontade desde toda a eternidade, eleito alguns para a vida eterna (II Tessalonicenses 2:13), fez um pacto de graça, para livrá-los do estado de pecado e miséria e trazê-los ao estado da salvação através do Redentor (Romanos 5:21).

  1. Pergunta: Quem é o Redentor dos eleitos de Deus?
    Resposta: O único Redentor dos eleitos de Deus é o Senhor Jesus Cristo (I Timóteo 2:5), que sendo o Filho eterno de Deus, se tornou homem (João 1:14), sendo e continuando a ser Deus e Homem, com duas naturezas distintas e uma pessoa para sempre (Colossenses 2:9).

  1. Pergunta: Como Cristo, sendo o Filho de Deus, se tornou homem?
    Resposta: Cristo, o Filho de Deus, se tornou homem ao receber um corpo real (Hebreus 2:14), e alma racional (Mateus 26:38), sendo concebido pelo poder do Espírito Santo na virgem Maria, e nascendo dela (Lucas 1:31,35), mas sem pecado (Hebreus 7:26).

  1. Pergunta: Que ofícios Cristo executa como nosso Redentor?
    Resposta: Cristo, como nosso Redentor, executa os ofícios de profeta (Atos 3:22), sacerdote (Hebreus 5:6) e rei (Salmo 2:6); tanto em Seu estado de humilhação, como de exaltação.

  1. Pergunta: Como Cristo executa o ofício de profeta?
    Resposta: Cristo executa o ofício de profeta, revelando em nós (João 1:18), através de Sua Palavra (João 20:31) e Espírito (João 14:26), a vontade de Deus para nossa salvação.

  1. Pergunta: Como Cristo executa o ofício de sacerdote?
    Resposta: Cristo executa o ofício de sacerdote ao Se oferecer uma vez como sacrifício, a fim de satisfazer a justiça divina (Hebreus 9:28), e nos reconciliar com Deus (Hebreus 2:17), e ao fazer intercessão contínua por nós (Hebreus 7:25).

  1. Pergunta: Como Cristo executa o ofício de rei?
    Resposta: Cristo executa o ofício de rei ao nos sujeitar para Si (Salmo 110:3), ao reinar e nos defender (Mateus 2:6; I Coríntios 15:25) e ao reter e vencer todos os Seus e nossos inimigos.

  1. Pergunta: Em que consiste a humilhação de Cristo?
    Resposta: A humilhação de Cristo consiste em ter nascido, em humilde condição (Lucas 2:7), sob a lei (Gálatas 4:4), sofrendo as misérias desta vida (Isaías 53:3), a ira de Deus (Mateus 27:46), a maldição da morte na cruz (Filipenses 2:8), ao ser sepultado, e por um tempo continuar sob o poder da morte (Mateus 12:40).

  1. Pergunta: Em que consiste a exaltação de Cristo?
    Resposta: A exaltação de Cristo consiste em Sua ressurreição dos mortos ao terceiro dia (I Coríntios 15:4), em Sua ascensão ao céu e no fato de estar sentado à destra de Deus Pai (Marcos 16:19), e em Sua vinda para julgar o mundo no último dia (Atos 17:31).

  1. Pergunta: Como somos feitos participantes da redenção comprada por Cristo?
    Resposta: Somos feitos participantes da redenção comprada por Cristo, através da aplicação eficaz disto a nós (João 1:12) pelo Espírito Santo (Tito 3:5-6).

  1. Pergunta: Como o Espírito Santo aplica a redenção comprada por Cristo a nós?
    Resposta: O Espírito Santo aplica a redenção comprada por Cristo a nós, por operar fé em nós (Efésios 2:8) e unindo-nos assim a Cristo em sua chamada eficaz (Efésios 3:17).

  1. Pergunta: O que é a chamada eficaz?
    Resposta: A chamada eficaz é a obra do Espírito de Deus (II Timóteo 1:9), pela qual, Ele nos convence de nosso pecado e miséria (Atos 2:37), ilumina nossa mente no conhecimento de Cristo (Atos 26:18), renova nossa vontade (Ezequiel 36:26), nos persuade e capacita a abraçar Jesus Cristo oferecido gratuitamente a nós no Evangelho (João 6:44-45).

  1. Pergunta: Que benefícios têm nesta vida aqueles que são chamados eficazmente?
    Resposta: Os que são chamados eficazmente tem nesta vida a justificação (Romanos 8:30), adoção (Efésios 1:5), santificação, e os vários outros benefícios, que ou os acompanham ou fluem delas (I Coríntios 1:30).

  1. Pergunta: O que é justificação?
    Resposta: A justificação é o ato da livre graça de Deus, em que Ele perdoa todos os nossos pecados (Romanos 3:24), e nos aceita como justos em sua vista (II Coríntios 5:21), só pela justiça de Cristo imputada a nós (Romanos 5:19), que é recebido unicamente pela fé (Gálatas 2:16; Filipenses 3:9).

  1. Pergunta: O que é adoção?
    Resposta: A adoção é o ato da livre graça de Deus (I João 3:1), pela qual somos recebidos no número dos salvos, e temos o direito a todos os privilégios dos filhos de Deus (João 1:12; Romanos 8:17).

  1. Pergunta: O que é santificação?
    Resposta: A santificação é a obra do Espírito de Deus (II Tessalonicenses 2:13), pela qual somos renovados no homem novo feito à imagem de Deus (Efésios 4:24), e somos mais e mais capacitados a morrer para o pecado, e a viver para a justiça (Romanos 6:10).

  1. Pergunta: Quais são os benefícios que acompanham ou fluem da justificação, adoção e santificação nesta vida?
    Resposta: Os benefícios que acompanham ou fluem da justificação nesta vida (Romanos 5:1-2, 5), são a certeza do amor de Deus, paz de consciência, gozo no Espírito Santo (Romanos 14:17), crescimento na graça de Deus, e perseverança até o fim (Provérbios 4:18; I João 5:13; I Pedro 1:5).

  1. Pergunta: Que benefícios os crentes recebem de Cristo quando morrem?
    Resposta: O espírito dos crentes na morte se torna perfeito em santidade (Hebreus 12:23), e passa imediatamente para a glória (Filipenses 1:23; II Coríntios 5:8; Lucas 23:43), e seu corpo, sendo ainda unido a Cristo (I Tessalonicenses 4:14), descansa no túmulo (Isaías 57:2) até a ressurreição (Jó 19:26).

  1. Pergunta: Que benefícios os crentes recebem de Cristo na ressurreição?
    Resposta: Na ressurreição, os crentes sendo ressuscitados em glória (I Coríntios 15: 43), serão reconhecidos e declarados justificados no dia do juízo (Mateus 10:32), e feitos perfeitamente abençoados tanto no espírito quanto no corpo desfrutando completamente a comunhão com Deus (I João 3:2) por toda a eternidade (I Tessalonicenses 4:17).

  1. Pergunta: O que acontecerá ao ímpio em sua morte?
    Resposta: O espírito do ímpio será lançado nos tormentos do inferno na morte (Lucas 16:22-24), e o corpo ficará no túmulo até a ressurreição e julgamento do grande dia (Salmo 49:14).

  1. Pergunta: O que acontecerá ao ímpio no dia do juízo?
    Resposta: No dia do juízo o corpo do ímpio será ressuscitado do túmulo e sentenciado, juntamente com o espírito, a inexprimíveis tormentos juntamente com o diabo e seus anjos para sempre (Daniel 12:2; João 5:28-29; II Tessalonicenses 1:9; Mateus 25:41).

  1. Pergunta: O que Deus revelou ao homem como regra de obediência?
    Resposta: A primeira regra que Deus revelou ao homem foi a lei moral (Deuteronômio 10:4; Mateus 19:17), que deve ser obedecida e que está resumidamente compreendida nos dez mandamentos.

  1. Pergunta: Em que se resume os dez mandamentos?
    Resposta: Os dez mandamentos se resumem em amar ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu pensamento; e o teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22:37-40).

  1. Pergunta: Qual é o primeiro mandamento?
    Resposta: O primeiro mandamento é: Êxodo 20:3. 
    "Não terás outros deuses diante de mim".

  1. Pergunta: O que se exige no primeiro mandamento?
    Resposta: O primeiro mandamento exige que conheçamos (I Crônicas 28:9) e reconheçamos Deus como nosso único Deus verdadeiro (Deuteronômio 26:17) e adorar e glorificá-lO assim (Mateus 4:10).

  1. Pergunta: Qual é o segundo mandamento?
    Resposta: O segundo mandamento é: Êxodo 20:4-6. 
    "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra".

  1. Pergunta: O que se exige no segundo mandamento?
    Resposta: O segundo mandamento exige receber, observar (Deuteronômio 32:56) e manter puros e completos toda a adoração religiosa e ordenanças como Deus mostrou em sua Palavra (Deuteronômio 12:32).

  1. Pergunta: O que é proibido no segundo mandamento?
    Resposta: O segundo mandamento proíbe a adoração a Deus através de imagens (Deuteronômio 4:15-16) ou qualquer outro modo que não está mostrado na Sua Palavra (Colossenses 2:18).

  1. Pergunta: Qual é o terceiro mandamento?
    Resposta: O terceiro mandamento é: Êxodo 20:7. 
    "Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão".

  1. Pergunta: O que se exige no terceiro mandamento?
    Resposta: O terceiro mandamento exige o uso santo e reverente dos nomes (Salmo 29:2), títulos, atributos (Apocalipse 15:3-4), ordenanças (Eclesiastes 5:1), palavra (Salmo 138:2) e obras (Jó 36:24; Deuteronômio 28:58-59) de Deus.

  1. Pergunta: Qual é o quarto mandamento?
    Resposta: O quarto mandamento é: Êxodo 20:8-11. 
    "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas".

  1. Pergunta: O que se exige no quarto mandamento?
    Resposta: O quarto mandamento exige que sejam reservados santos a Deus os tempos que Ele determinou em Sua Palavra, especialmente um dia completo dos sete, que deve ser um Sabbath santificado a Ele (Levítico 19:30).

  1. Pergunta: Como se deve santificar o Sabbath?
    Resposta: O dia do Senhor deve ser santificado através de um descanso santo do dia inteiro, até mesmo de trabalhos e divertimentos mundanos que são certos nos outros dias (Levítico 23:3), e passar o tempo inteiro em adoração pública ou particular a Deus (Salmo 92:1-2), exceto nas obras necessárias de caridade (Mateus 12:11-12).

  1. Pergunta: Qual é o quinto mandamento?
    Resposta: O quinto mandamento é: Êxodo 20:12. 
    "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá".

  1. Pergunta: O que se exige no quinto mandamento?
    Resposta: O quinto mandamento exige preservar a honra e realizar as obrigações devidas aos pais e a cada um em vários lugares e relacionamentos a superiores (Efésios 5:21-22), inferiores (Efésios 6:1, 5) ou iguais (Romanos 13:1).

  1. Pergunta: Que razão vem anexada ao quinto mandamento?
    Resposta: A razão anexada ao quinto mandamento é uma promessa de longa vida e prosperidade aqueles que guardam este mandamento de Deus e O servem para Sua glória e seu próprio bem (Efésios 6:2-3).

  1. Pergunta: Qual é o sexto mandamento?
    Resposta: O sexto mandamento é: Êxodo 20:13. 
    "Não matarás".

  1. Pergunta: O que o sexto mandamento proíbe?
    Resposta: O sexto mandamento proíbe tirar a própria vida (Atos 16:28), ou a do próximo sem razão (Gênesis 9:6), ou tudo o que inclina-se a isso (Provérbios 24:11-12).

  1. Pergunta: Qual é o sétimo mandamento?
    Resposta: O sétimo mandamento é: Êxodo 20:14. 
    "Não adulterarás".

  1. Pergunta: O que o sétimo mandamento proíbe?
    Resposta: O sétimo mandamento proíbe todos os pensamentos (Mateus 5:28; Colossenses 4:6), palavras (Efésios 5:4; II Timóteo 2:22), e ações (Efésios 5:3) que são impuros.

  1. Pergunta: Qual é o oitavo mandamento?
    Resposta: O oitavo mandamento é: Êxodo 20:15. 
    "Não furtarás".

  1. Pergunta: O que o oitavo mandamento proíbe?
    Resposta: O oitavo mandamento proíbe tudo que prejudica a riqueza, prosperidade ou bem-estar de nós mesmos (I Timóteo 5:8; Provérbios 28:19; Provérbios 21:6) ou dos outros (Efésios 4:28) injustamente.

  1. Pergunta: Qual é o nono mandamento?
    Resposta: O nono mandamento é: Êxodo 20:16. 
    "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo".

  1. Pergunta: O que o nono mandamento exige?
    Resposta: O nono mandamento exige manter a verdade entre homem e homem (Zacarias 8:16), e manter limpo nosso nome (I Pedro 3:16; Atos 25:10) e o do próximo (III João 12), especialmente perante um tribunal (Provérbios 14:5,25).

  1. Pergunta: Qual é o décimo mandamento?
    Resposta: O décimo mandamento é: Êxodo 20:17. 
    "Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo".

  1. Pergunta: O que o décimo mandamento proíbe?
    Resposta: O décimo mandamento proíbe o descontentamento com o que temos (I Coríntios 10:10), inveja ou cobiça com o que é do próximo (Gálatas 5:26), e todas as emoções e afeições desordenadas em relação a qualquer coisa que pertença a ele (Colossenses 3:5).

  1. Pergunta: Existe alguém capaz de cumprir perfeitamente os mandamentos de Deus?
    Resposta: Nenhum mero homem, desde a queda, pode guardar perfeitamente os mandamentos de Deus nesta vida (Eclesiastes 7:20), mas diariamente os quebra em pensamentos (Gênesis 8:21), palavras (Tiago 3:8) e ações (Tiago 3:2).

  1. Pergunta: Todas as transgressões da lei são igualmente odiosas?
    Resposta: Alguns pecados em si, e através de vários agravantes, são mais odiosos à vista de Deus do que outros (I João 19:11; I João 5:16).

  1. Pergunta: O que cada pecado merece?
    Resposta: Cada pecado merece a ira e maldição de Deus, tanto nesta quanto na vida porvir (Efésios 5:6; Salmo 11:6).

  1. Pergunta: Como podemos escapar da ira e maldição de Deus, merecidas por nós, por causa dos nossos pecados?
    Resposta: Para escaparmos da ira e maldição de Deus, merecidas por nós, por causa do pecado, temos que crer no Senhor Jesus Cristo (João 3:16), confiando só em Seu sangue e justiça. Esta fé é acompanhada pelo arrependimento da vida passada pecaminosa (Atos 20:21) e leva à santidade na vida cristã futura.

  1. Pergunta: O que é fé em Jesus Cristo?
    Resposta: Fé em Jesus Cristo é a graça de Deus (Hebreus 10:39), pela qual recebemos (João 1:12) e descansamos só nEle para a salvação (Filipenses 3:9), como Ele anunciou no Evangelho (Isaías 33:22).

  1. Pergunta: O que é arrependimento para a vida?
    Resposta: Arrependimento para a vida é a graça de Deus (Atos 11:18), por meio da qual um pecador, sentindo os próprios pecados (Atos 2:37) e entendendo e recebendo a misericórdia de Deus em Cristo (Joel 2:13), com tristeza e ódio deixa os seus pecados e volta-se para Deus (Jeremias 31:18-19), com o firme propósito de se esforçar para obedecer o seu Senhor (Salmo 119:59).

  1. Pergunta: Quais são os meios exteriores pelos quais o Espírito Santo nos comunica os benefícios da redenção?
    Resposta: Os meios exteriores e comuns pelos quais o Espírito Santo nos comunica os benefícios da redenção de Cristo são a Palavra, através da qual as almas são geradas (regeneradas) para uma vida espiritual; o Batismo, a Ceia do Senhor, a Oração e a Meditação, pelos quais todos os crentes são posteriormente edificados na mais santa fé (Atos 2:41-42; Tiago 1:18).

  1. Pergunta: Como a Palavra se torna eficaz para a salvação?
    Resposta: O Espírito de Deus faz da leitura, mas especialmente da pregação da Palavra, meios eficazes de convencer e converter os pecadores (Salmo 19:7), e de edificá-los em santidade (I Tessalonicenses 1:6), pela fé para a salvação (Romanos 1:16).

  1. Pergunta: Como a Palavra deve ser lida e ouvida para que se torne eficaz para a salvação?
    Resposta: Para que a Palavra se torne eficaz para a salvação, devemos ouvi-la com diligência (Provérbios 8:34), preparação (I Pedro 2:1-2) e oração (Salmo 119:18), recebendo-a com fé (Hebreus 4:2) e amor (II Tessalonicenses 2:10), gravando-a no coração (Salmo 119:11), e praticando-a na vida (Tiago 1:25).

  1. Pergunta: Como o Batismo e a Ceia do Senhor se tornam úteis espiritualmente?
    Resposta: O Batismo e a Ceia do Senhor se tornam úteis espiritualmente, não por causa de nenhuma virtude em si mesmos, nem em quem os administra (I Coríntios 3:7; I Pedro 3:21), mas só pela bênção de Cristo (I Coríntios 3:6) e obra do Espírito naqueles que os recebem pela fé (I Coríntios 12:13).

  1. Pergunta: O que é o Batismo?
    Resposta: O Batismo é uma ordenança do Novo Testamento, instituído por Jesus Cristo (Mateus 28:19), para ser à pessoa batizada o símbolo de sua comunhão com Ele em sua morte, sepultamento e ressurreição (Romanos 6:3; Colossenses 2:12), de ser enxertado nEle (Gálatas 3:27), da remissão dos pecados (Marcos 1:4; Atos 22:16) e de sua entrega a Deus através de Jesus Cristo, para viver e andar em novidade de vida (Romanos 6:4-5).

  1. Pergunta: Quem pode ser batizado?
    Resposta: Todos aqueles que realmente professam arrependimento (Atos 2:38; Mateus 3:6; Marcos 16:16; Atos 8:12, 36-37; Atos 10:47-48) para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo e nenhum outro.

  1. Pergunta: Os filhinhos dos que se professam crentes devam ser batizados?
    Resposta: Os filhinhos de tais crentes professos não devem ser batizados porque não há ordem nem exemplo nas Santas Escrituras para que sejam batizados (Êxodo 23:13; Provérbios 30:6).

  1. Pergunta: Como é o batismo administrado de modo correto?
    Resposta: O batismo administrado de modo correto é pela imersão, isto é: o mergulho de todo o corpo da pessoa na água (Mateus 3:16), em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, de acordo com a instituição de Cristo e a prática dos apóstolos (Mateus 28:19-20), e não pela aspersão ou derramamento de água, ou mergulho de uma parte do corpo, segundo a tradição dos homens (João 4:1-2).

  1. Pergunta: Qual é a obrigação daqueles que são corretamente batizados?
    Resposta: É obrigação daqueles corretamente batizados, se darem a uma igreja verdadeira de Jesus Cristo em particular (Atos 2:47; I Pedro 2:5), para que possam andar irrepreensíveis em todos os mandamentos e ordenanças do Senhor (Lucas 1:6).

  1. Pergunta: O que é a Ceia do Senhor?
    Resposta: A Ceia do Senhor é uma ordenança do Novo Testamento, instituída por Jesus Cristo; pela qual dando e recebendo pão e vinho, de acordo com a ordem do Senhor, Sua morte é mostrada (I Coríntios 11:23-26) e os recebedores são, não de forma carnal nem corpórea, mas pela fé, feitos participantes de Seu corpo e sangue, com todos os Seus benefícios, ao alimento espiritual e crescimento em graça (I Coríntios 10:26).

  1. Pergunta: O que se requer para se receber dignamente a Ceia do Senhor?
    Resposta: Requer-se daqueles que desejam participar dignamente da Ceia do Senhor, que se examinem para saber se discerniram o corpo do Senhor corretamente (I Coríntios 11:28-29), a sua fé (II Coríntios 13:5), arrependimento (I Coríntios 11:31), amor (I Coríntios 11:18-20), obediência (I Coríntios 5:8), a fim de que participando indignamente não comam e bebam condenação para si (I Coríntios 11:27-29).

  1. Pergunta: O que significam as palavras: "Até que venha", usadas pelo apóstolo Paulo em referência à Ceia do Senhor?
    Resposta: Elas ensinam claramente que nosso Senhor Jesus Cristo virá outra vez; o que é a alegria e esperança de todos os crentes (Atos 1:11; I Tessalonicenses 4:16).







As vinte doutrinas da salvação












  • 1) A doutrina do pecado (Rm 3.23; 5.12,20), pois o pecado é a causa da perdição da humanidade.
    2) A doutrina da graça de Deus (Tt 2.11; 3.4), haja vista ser a graça a salvação quanto ao seu alcance.
    3) A doutrina da expiação pelo sangue (Lv 17.11), uma vez que a expiação implica salvação quanto ao pecado.
    4) A doutrina da redenção (Ef 1.7), que trata da salvação quanto ao pecador.
    5) A doutrina da propiciação (Êx 32.30), que enfatiza a salvação como um ato benevolente de Deus.
    6) A doutrina da fé salvífica (Ef 2.8), que trata do meio requerido por Deus para salvar o homem.
    7) A doutrina do arrependimento (Mc 1.14,15), que está intimamente ligada à doutrina da fé salvífica. icon cool As vinte doutrinas da salvação A doutrina da confissão (Rm 10.9,10).
    9) A doutrina do perdão dos pecados (Cl 3.13).
    10) A doutrina da regeneração espiritual (1 Pe 1.3; Tt 3.5), que aborda o que ocorre dentro do pecador ao receber de Deus a salvação.
    11) A doutrina da imputação da justiça de Deus (Gn 15.6; Rm 4.2-11; 5.13; 2 Co 5.19; Fm v.18; Tg 2.23).
    12) A doutrina da adoção de filhos (Gl 4.5,6).
    13) A doutrina da santificação do crente (1 Co 6.11; 2 Co 7.1), isto é, a santificação posicional, “em Cristo”, e também a progressiva, no tempo presente.
    14) A doutrina da presciência de Deus (1 Pe 1.2).
    15) A doutrina da eleição divina (1 Pe 1.2).
    16) A doutrina da predestinação (Rm 8.29).
    17) A doutrina da chamada para a salvação (Rm 8.30).
    18) A doutrina da justificação pela fé (Rm 8.30), haja vista ser a justificação a nossa salvação vista na presença de Deus.
    19) A doutrina do julgamento do crente (2 Co 5.10; Rm 14.10), também, e principalmente, relacionada com a Escatologia.
    20) As doutrinas da glorificação dos salvos (Rm 8.30) e da salvação nas eras divinas futuras (Ef 2.7; 1 Tm 1.17; Jo 1.29).
    Em Cristo,





    Como Testemunhar Sem Medo1 250x91 Como testemunhar de Cristo sem medoVocê teve a oportunidade de testemunhar de Cristo para alguém e não fez? É possível conduzir outros à fé em Cristo sem deixar de ser você mesmo ou ser ofensivo? Você consegue falar de todos os assuntos com seus familiares e amigos, mas quando se trata do Reino de Deus você sente dificuldades? Ou porque tem medo? Essas e outras questões serão tratadas aqui detalhadamente.
    Deus tem nos chamado para ser uma testemunha.
    A Bíblia não nos apresenta o testemunhar como uma atividade adicional feita somente por pequenos grupos em especial. Deve ser parte da vida cristã diária, onde quer que surja oportunidade.
    Deus age ao seu redor criando oportunidades
    Criar oportunidades para testemunhar é tarefa Dele; nossa parte deve ser obedecer, tirar proveito desses momentos que Deus proporciona. Veja: At. 16.6; 17.16-23; Cl. 4.2-6
    Superando o medo de testemunhar
    Deus nos dá a oportunidade com a promessa de seu poder. Apesar disso, simplesmente dizemos: “NÃO”. Por causa do medo, nosso “NÃO” vem acompanhado de várias justificativas e frases defensivas.
    No entanto, dizer não à Deus por qualquer razão é pecado.
    Segundo um estudo recente, a maioria de nós raramente testemunha por causa de quatro temores:
    1) Medo de ser rejeitado; 2) Medo de não saber o suficiente; 3) Medo de ofender a um amigo ou parente; 4) Medo de ser ridicularizado ou perseguido.
    1. Medo de ser rejeitado.
    a) Isso acontece porque compreendemos mal o nosso papel, entendendo que temos um papel na
    transformação de uma pessoa das trevas para a luz. Fomos chamados à pregar, não para salvar.
    b) Sem dúvida, Deus nunca pedirá que uma pessoa cause a salvação de outra pessoa.
    c) Êxito no testemunhar não tem nada a ver com levar alguém ao Senhor, mas no cumprimento da tarefa de testemunhar.
    d) Mesmo que seus pés e voz tremam, mesmo que você se equivoque em algumas palavras, Deus ainda pode usar seu testemunho. No entanto, Deus não pode usar o seu silêncio.
    e) As pessoas que não entregam suas vidas à Cristo quando você testemunha a elas, não rejeitam você. Elas estão rejeitando à Cristo. Elas estão rejeitando a Palavra de Deus. Nunca a você.
    f) Todos a quem Jesus pregou, o aceitou? Não. Lembra do Jovem rico? Dos gadarenos? Dos seus conterrâneos? De seus próprios irmãos?
    g) Se alguém a quem você testemunhou rejeita à Cristo, a culpa é sua? Não. Esta é uma área em sua vida em que não se pode ter mérito pelas vitórias ou culpa pela rejeição. Não há como falhar.
    2. Medo de não saber o suficiente.
    a) Uma pesquisa revelou que a maioria dos cristãos que conduzem um não-cristão à Cristo o fazem no primeiro ou segundo ano após se converterem.
    b) Um conhecimento abundante não é um requisito para alguém ser um instrumento de Deus.
    3. Medo de ofender a um amigo ou parente.
    a) Com freqüência dizemos que faríamos qualquer sacrifício por alguém a quem amamos, mas quando é o momento de ajudá-los a tomar a mais importante decisão de suas vidas. A eternidade. Colocamos um monte de dificuldades e barreiras.
    b) Se você ver um carro vindo em direção de um amigo ou parente, dirá a ele: “Cuidado!” ou permitirá que o atropele porque não quis gritar para que ninguém se assuste? O inferno é real. Você optará ficar calado e deixar que seus amigos e parentes vá para lá?
    4. Medo de ser ridicularizado ou perseguido.
    a) Alguns cristãos raramente experimentam perseguições. Uma das razões é que os cristãos não parecem o suficiente com Cristo. Parecem mais com agentes secretos onde ninguém pode saber que ele é cristão. Você acha que não vale apena correr o risco do ridículo ou até da perseguição por falar a um não-crente a respeito de Cristo? Leia o que se diz dos apóstolos por terem sofrido perseguição:
    “Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em nome de Jesus, os soltaram. E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sidos considerados dignos de sofrer afronta por este Nome.” At. 5.40-41
    b) O que o que o apóstolo Paulo, um erudito do primeiro século falou em Rm. 1.16? Vejamos:
    “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”
    c) Em Marcos 8.38 Jesus deixou as coisas bem claras:
    “Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.”
    d) Ainda em Apocalipse 21.8 Ele disse:
    “Quanto, porém, aos covardes… a parte que lhe cabe será no lago que arde com fogo em enxofre, a saber, a segunda morte.”
    E você? Está envergonhado do evangelho de Cristo?